O que é SEO? Para que serve no Marketing?

Sumário

O que é SEO?

Para quem esta chegando agora no marketing digital o numero de termos e nomenclaturas que se usa para ações, ferramentas e até profissões parece algo de outro mundo e as vezes até da a impressão de ser algo muito complexo, quando na verdade é muito simples.

Esse é o caso do SEO (Search Engine Optimization) que nada mais é que a otimização de páginas da internet nos resultados de buscas.

De forma resumida é querer rankear na primeira pagina do Google para o maior numero possível de palavras-chave.

O que são palavras chaves?

São palavras e frases escritas no campo de busca do Google. Toda página tem uma palavra-chave principal e esta deve aparecer na URL, H1 e ao longo do conteúdo da página ou artigo.

As palavras-chave devem ser sempre estudadas em volume de busca, dificuldade de posicionamento, cliques e impressões. Esse estudo pode ser feito com o auxilio do próprio Google com suas ferramentas como o Keyword Planner aonde se pode ver as palavras e termos mais buscados.

Para que serve?

Por exemplo: Digamos que você é um dentista e quer ser o primeiro dentista que as pessoas vão achar no Google sem precisar ficar pagando o Google para isso. É ai que entra o SEO aonde certas ações que você tomar vão impactar a posição do seu site nas buscas. Algumas dessas ações envolvem ter o máximo de links (backlinks) apontados com palavras-chave para a sua página, site, ou artigos do site.

Essa ação em é chamada de link building e deve ser feita de maneira correta para que seu site não seja penalizado nas buscas.

Mas não basta ter links apontando para o seu site e sai por ai compartilhando achando que vai estar tudo bem. A construção de link é parte do trabalho manual e esses links não podem ser de sites “ruins”devem ser de qualidade e também devem ter relevância para o com seu nicho.

Tentar rankear de forma errada pode prejuducar para sempre o seu site. Técnicas como Black Hat de SEO hoje em dia não funcionam mais.

O Google vive de anúncios, então para rankear ou estar na primeira página você deve trabalhar bastante a construção de artigos e paginas de qualidade dependendo do termo (palavra-chave) que você quer.

No exemplo do dentista, digamos que o objetivo seria rankear para “melhor dentista da cidade X” e para isso criamos um artigo em nosso site mostrando qual ou quais os melhores dentistas da cidade. Dependendo da cidade, se não houver competição nas buscas para esse termo, o artigo criado pode ficar em primeiro lugar nas pesquisas gerando uma divulgação boa sem a necessidade de pagar anúncios no Google.

Em contra partida se estivermos em um nicho competitivo como emagrecimento, beleza ou algum que seja geral, o trabalho de SEO seria maior e muito além apenas de criação de links.

Parte do trabalho também é garantir que seu site esteja de acordo com as diretrizes e regras do Google como ter um site rápido para não prejudicar a experiência do usuário. Ter conteúdo de baixa qualidade pode afetar as posições nas pesquisas.

Como faço SEO?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que SEO não requer muitas habilidades técnicas mas é muito trabalhoso para quem quer estar em primeiro lugar nas pesquisas.

Para fazer SEO você deve ter pelo menos um conhecimento de como desenvolver sites e utilizar ferramentas como WordPress. Antes de fazer SEO é importante ler as diretrizes e regras do Google e saber o que é levado a sério quando o assunto é qualidade para o Google.

Para saber mais sobre as diretrizes você pode acessar: Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes.

O Google esta em constante atualização para evitar que seu usuários sejam prejudicados nas buscas, e que os conteúdos sérios fiquem em destaque.

Abaixo algumas lista para se considerar quando for fazer SEO:

  • Palavra-chave no título 
  • Autoridade do domínio
  • Relevância de links 
  • Conteúdo original e de qualidade 
  • Tamanho do conteúdo 
  • Palavra-chave no conteúdo 
  • Velocidade de carregamento da página 
  • Design responsivo e mobile

O que não se deve fazer em SEO?

Para facilitar, abaixo esta uma lista de atividades consideradas prejudiciais no SEO e que podem “queimar”um site perante ao Google. Esssas atividades você pode pesquisar para saber mais a respeito para evitar:

  • Keyword stuffing
  • Conteúdo oculto
  • Cloaking
  • Conteúdo duplicado
  • Linkfarm
  • Private Blog Networks (PBN)
  • Doorway page (ou gateway page)
  • Links pagos
  • Blog SPAM
  • SEO negativo

 

 

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