O que é um social media? Como ser um profissional da área?

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Hoje em dia com a internet cada vez mais sendo usada em todas as casas é muito comum que nomes venham surgindo e novas tendências e profissões apareçam e não é diferente com o Social Mídia.

Vemos nomes como Gestor de Tráfego, Copywriter sendo cada vez mais falados e compreendidos pelas pessoas que se utilizam das redes sociais.

Essa nova profissão pode ser confundida com o criador de conteúdo, mas o criador de conteúdo pode se limitar a apenas alguém que utiliza-se das redes sociais para se promover, ou até mesmo alguém comum que quer criar conteúdos para as redes sociais sem necessariamente estar ofertando ou vendendo algo.

Mas aqui nesse artigos vamos responder o que um Social Mídia faz.

O que é um social media?

Social Media nada mais é que um profissional responsável pela gestão das redes sociais. Ele ou ela tem a principal função de  atualizar conteúdos diariamente, semanalmente ou até mensalmente (dependendo do ramo) para atrair mais seguidores, fortalecer marcas ou perfil de personalidades ou figuras públicas.

O social media é a pessoa que mais deve estar atualizada com relação a tendências e mudanças de redes sociais. Deve estar antenado sempre para onde a atenção das pessoas esta voltada além é claro das ferramentas que deve utilizar para suas tarefas do dia a dia.

É responsável pelo design, agendamento de postagens, otimização de postagens, criação de artes e vídeos e claro sempre esta trazendo novas ideias para o maior engajamento possível das redes ou a melhor identidade da marca ou figura pública.

O que faz um Social Media?

Como dito anteriormente o Social Media cria publicações se utilizando de ferramentas de criação de arte com o Photoshop, Canva entre muitas outras ferramentas e cria vídeos com editores de vídeos ou mesmo dentro das plataformas como o Instagram.

Basicamente é a pessoa criativa que da a identidade aos perfis do cliente.

Um exemplo? Digamos que você é um dentista e quer ser mais conhecido localmente mas também quer se promover mais para outros mercados e ser uma referência. O social mídia pode te ajudar a organizar um roteiro de conteúdos, fotos e formatos de publicações para assim você poder atrair mais pessoas para suas redes de forma orgânica e ele (ou ela) é quem vai te dar pronta as artes e vídeos para você publicar.

É um trabalho diário que requer um bom profissional que tenha conhecimento de ferramentas e que esteja sempre atualizado.

De forma mais especifica, abaixo estão algumas funções do social media.

1 – Planejamento de conteúdo

O social media tem a função de organizar o perfil do cliente para que o cliente saiba que esse é um trabalho de rotina e que se expor é trabalhoso principalmente com a competição pela atenção que vemos hoje.

Como aquela frase “quem não é visto, não é lembrado”

Mas não é uma tarefa simples pois envolve diferentes maneiras de divulgação em diferentes formatos como vemos no instagram, aonde temos os stories, feed, e o reels agora.

Uma ferramenta muito utilizada é o Trello que é um mapa mental que ajuda na comunicação e desenvolvimento das atividades do social media e clientes.

O planejamento pode sempre mudar também dependendo do nicho então é sempre bom o social media se uma pessoa que busca se atualizar.

2 – Criação de artes e videos

Ser um social media requer sim conhecimento de ferramentas de criação como o Photoshop.

Além disso, deve saber criar vídeos e fazer a edição para os formatos já citados acima pois cada rede social tem sua peculiaridade.

Um outro exemplo de ferramenta muito comum que se utiliza é o Canva que tem um foco em artes mas também pode ser utilizado para criação e edição de vídeos e apresentações.

Outra ferramenta muito utilizada principalmente para o Reels do instagram é o CapCut, aonde se agiliza a edição de vídeos com modelos já prontos com as musicas que estão em alta.

3 – Agendamento de conteúdo

Anteriormente falamos de uma ferramenta muito utilizada chamada Trello.

É de responsabilidade do social media estar atualizando e agendando as postagens do dia.

Algo que parece simples mas existem dias e horários que são melhores para o engajamento além de feriados, dias festivos, e finais de semana que devem ter uma atenção para não ser desperdiçada publicações.

4 – Analise e otimização

É muito importante também saber o que esta dando mais resultado e o que não esta.

Analisar as publicações que tiveram mais engajamento é uma tarefa do social media também.

Sabendo o que esta dando certo pode ser muito importante para ajudar outras pessoas do time como o copywriter, e o gestor de trafego a otimizarem suas ações e melhorar ainda mais o perfil.

5 – Acompanhamento de tendências

Saber aonde esta a atenção é crucial para aumentar os seguidores de um perfil.

Musicas que estão em alta, audio do reels  que vitalizaram, filmes, lançamentos entre outras coisas que prendem a atenção das pessoas nas redes sociais devem estar no radar do profissional.

Quanto ganha?

Em média um profissional da área pode ganhar entre R$2.000 a R$4.000 sendo empregado.

Esse valor pode ser muito maior pois estamos falando de profissionais que atuam em solo nacional.

Um profissional da área se for proficiente em inglês pode conseguir trabalhar no Brasil ganhando em dollar para pessoas ou empresas de outros países como os EUA ou em países da Europa.

Imagine ganhar 1.000 dólares para administrar um (1) perfil de um cliente? Sim é possível.

Como se tornar um Social Media?

Como para qualquer profissão a pessoa que pretende ser um profissional da área deve gostar do que faz.

Gostar de criar artes e produzir vídeos, ser criativa e entender de redes sociais como ninguém.

Saber criar perfis em redes como Instagram, TikTok e YouTube.

De forma resumida deve conhecer pelo menos ferramentas como o Canva, Photoshop para começar e ser uma pessoa que gosta de comunicação e que saiba lidar com clientes e gostos diferentes e ter paciência.

 

 

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