Por que ter um site? Principais os motivos

Sumário

Um site é um cartão de visita da sua empresa mas ele vai muito além de uma simples apresentação.

Ter um site próprio além de mostrar ao seu público o quanto você leva a sério o seu negócio, pode ser importante para a aquisição de novos clientes dependendo da forma que você se aproveitar dessa ferramenta.

É claro que para negócios locais um site pode ser apenas uma fonte de informação mas se você quiser passar a concorrência pra trás, ter um site próprio pode te colocar muito a frente de todos e você pode se tornar uma referência.

Nesse artigo listamos algumas das principais razões para se ter um site próprio que pode te impressionar.

Principais motivos

1. Ser encontrado

O motivo mais obvio é ser encontrado, mas quem tem negócio as vezes esquece que apenas o boca a boca (apesar de muito forte) não vai te trazer novos clientes.

De certa forma o site vai te cocar na internet mas só criar ele não basta.

É preciso colocar seu site da forma correta no Google (que é o buscador mais utilizado da internet disparado), e se você não esta no Google então eu sinto lhe dizer que você esta perdendo uma oportunidade boa de ganhar mais cliente e consequentemente mais dinheiro.

E se você é um negocio local como uma pizzaria, restaurante, pet shop e nem se quer esta no Google Maps (o mapa do Google), você pode estar perdendo muitas oportunidades de faze negócio.

2. Pode ajudar suas redes sociais

Ter um site próprio pode aumentar sua exposição na internet e como conclusão pode trazer mais pessoas para os seus perfis de rede social.

A rede social tem a desvantagem de não ser muito usada como mecanismo de busca mas pode ser uma boa forma de se construir uma comunidade de consumidores ou clientes.

Colocar em seu próprio site suas redes sociais pode impulsionar elas dependendo é claro da posição do seu site em mecanismos de buscas e do trafego que ele gera.

3. Sua casa suas regras

Com um site para chamar de seu você pode ter o controle das suas ações e não ficar sujeito as regras de redes sociais como o Facebook que limitam as ações de marketing por ter suas próprias diretrizes.

É como diria aquela velha frase, ‘não construa castelo em terreno alugado’

Ter o domínio das regras somadas ao um bom trafego pode alavancar o seu negócio.

4. Geração de trafego orgânico

A cada ano que passa, a competição fica cada vez mais acirrada em todos os mercados, e a dependência por atenção também.

Estar bem posicionado organicamente em sites de buscas como o Google pode economizar muito dinheiro e um site que gera bastante trafego pode até ser considerado uma fonte passiva se nele for agregado maneiras de ganhar dinheiro como produtos de afiliados, Ad Sense, entre outras formas ganhos.

Imagine por exemplo que você seja uma hamburgueria e que se alguém procura por: melhor hambúrguer de São Paulo e o seu site apareça em primeiro lugar nas buscas.

Isso significa muitos possíveis novos clientes para o seu negócio.

Mas não é uma tarefa simples. É necessário fazer um bom trabalho de SEO e otimização interna do site de maneira que as palavras chaves estejam de acordo e que a qualidade do site seja otimizada para as diretrizes do Google e seu site não fique mal rankeado.

5. Geração de leads

Leads nada mais são do que possíveis compradores do seu serviço ou produto.

Com um site você pode gerar trafego e posteriormente ter uma lista de leads para poder ofertar seus produtos e promoções.

Imagine que você tenha 10.000 seguidores de instagram e esses seguidores são todos clientes diretos do seu negócio. É a mesma coisa com o site pois as pessoas que foram até o seu site buscaram por você.

Um bom exemplo são infoprodutos (ou produtos digitais), cursos online em que se pode escalar e ter uma infinidade de leads procurando pelo seu curso ou infoproduto.

Se você souber se posicionar de forma que fique sempre em primeiro nas buscas do Google, então você tem uma máquina de fazer dinheiro organicamente

Como criar um site?

Criar um site nos dias de hoje não é difícil mesmo se você não tiver conhecimento técnico pois além de existirem vários tutoriais na internet e principalmente no YouTube, existem também muitas ferramentas como o Wix, WordPress entre outras que ajudam na criação de sites.

Mas como nesse artigo o foco é mais sobre a importância de criar e não como criar, de maneira simples abaixo esta o que você precisa saber quando for criar seu site.

Registrar o domínio

O domínio (endereço) é o nome do seu site e para adquirir o nome e endereço aqui no Brasil você deve criar uma conta no registro.br que é o órgão responsável dos registros de site .com.br. No site você pode ver se o nome que você quer esta disponível.

A hospedagem do site

Após registrar o domínio é importante escolher aonde seu site ficará “hospedado”. E para hospedar o seu site você precisa de um servidor ou empresa que presta serviço de hospedagem se sites. 

Existem vários sites de hospedagem e você pode pesquisar qual é o melhor da atualidade mas alguns que indicamos são Hostinger, HostGator, e GoDaddy que são alguns dos melhores por ter um bom suporte, mas existem vários que são bons também dependendo do valor que quer pagar.

Criar o site

Agora que você possui as 2 coisas mais importantes esta na hora de criar seu site. 

Como dito anteriormente você pode criar seu site pelo Wix (que tem serviço de hospedagem também), GoDaddy, ou utilizar o WordPress que pode ser instalado em qualquer servidor de hospedagem de sites.

O WordPress é a melhor opção caso queria começar da maneira correta pois é de graça e já esta otimizado para os buscadores da internet além de ser usado por mais de 35% dos sites de toda internet e possui diversos tutoriais no YouTube.

Procure uma empresa especializada

A vida de empresário pode ser muito corrida, e apesar se ser uma tarefa relativamente fácil criar um site, requer sim um pouco de conhecimento e paciência. Para essa tarefa, além de um poco de conhecimento, é preciso pesquisar bem sobre valores e entender um pouco sobre design.

O ideal é buscar o conhecimento ou procurar uma empresa, agência que faça esse serviço de maneira que você possa também entender e cuidar do seu site pois é importante que sempre tenha total controle dos acessos em suas mãos. 

Buscar a ajuda de um profissional vai encurtar sua presença online e o benefício vai ser maior do que o custo mais é bom adquirir conhecimento, ser curioso e aprender com esse processo para não depender exclusivamente de outros.

Contrate um profissional mas pesquise sobre o assunto para não ser enganado. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos relacionados